top of page
  • Foto do escritorVisite Campinas

De estação do século XIX revitalizada a novo pontilhão: saiba como Trem Intercidades deve mudar cenário de Valinhos

Estação faz parte da história da imigração italiana e será adaptada para receber fluxo de passageiros. Com leilão previsto para quinta (29), TIC deve percorrer 101 km entre interior e capital paulista em 1h04.


O projeto do Trem Intercidades (TIC), que ligará Campinas (SP) à capital paulista, também vai mudar o cenário nas cidades que integram o percurso. Em Valinhos (SP), por exemplo, as obras incluem a revitalização da estação ferroviária inaugurada no século XIX e a construção de um novo pontilhão em uma das avenidas mais movimentadas da cidade.


Construída em 1872, a estação do município faz parte da história da imigração italiana no Brasil, além de ter sido fundamental no transporte do café. Tombado como patrimônio histórico, o prédio deve ser revitalizado e adaptado para receber o novo fluxo de passageiros.


Com leilão previsto para quinta-feira (29), o TIC deve percorrer 101 km entre as duas cidades no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos, com um serviço expresso entre a Estação Barra Funda e o interior de São Paulo. Ao todo, serão 15 trens para atender passageiros nas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos (clique aqui e veja tudo o que se sabe do projeto).

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page