Samsung amplia ações de logística reversa em Campinas e no Brasil
- Visite Campinas
- 26 de ago.
- 2 min de leitura

A Samsung tem ampliado os pontos de coleta para logística reversa em todo país, e em Campinas não é diferente. Recentemente, a empresa divulgou que se uniu ao Centro de Vivência Infantil (CECI Parcial), órgão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para duas ações voltadas ao descarte correto de lixo eletrônico, chamado de e-waste. A primeira delas é distribuir pontos de coleta (PEVs – Ponto de Entregas Voluntárias) de aparelhos de pequeno porte, como celulares, fones de ouvido, baterias entre outros. A segunda é promover a conscientização sobre a importância dessa coleta com ações específicas de divulgação. Juntas, as partes envolvidas no projeto acreditam que incluir crianças pequenas no cuidado com a natureza e no trabalho de conscientização dos adultos significa investir no futuro de uma geração mais consciente e atuante em suas comunidades.
Esse programa recém-iniciado é um dos vários que a Samsung possui na área desde 2017. A empresa tinha a meta de atingir 14.183 toneladas de lixo eletrônico coletados e reciclados no ano passado, o que simbolizaria um aumento de 25,7% com relação a 2023, quando 11.280 toneladas foram recolhidas na América Latina.
Embora a empresa não tenha divulgado um balanço sobre o volume coletado nos postos de Campinas, o gerente sênior da Divisão de Customer Service da Samsung Brasil, Tulio Cesar Toledo, destacou que a unidade da Samsung no município já é reconhecida como uma referência em tecnologia, gestão e qualidade operacional. “Com esse histórico, temos uma base sólida para avançar também como um modelo de economia sustentável na região.”
Dentro desse contexto, a empresa está continuamente avaliando oportunidades para ampliar as práticas de sustentabilidade na fábrica e integrá-las ao ecossistema local, por meio de parcerias, programas de logística reversa, iniciativas socioambientais e ações voltadas à economia circular. O objetivo é que a unidade de Campinas vá além da excelência industrial, contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável do município e da Região Metropolitana como um todo, tornandose um exemplo de operação responsável e alinhada às diretrizes ambientais contemporâneas.
Comentários