top of page
  • Foto do escritorVisite Campinas

"Supergraduação" para formar cientistas em SP tem explosão de procura no vestibular

Currículo multidisciplinar da escola de ciência Ilum, em Campinas, busca preparar alunos direto para o doutorado e atraiu quase 98 candidatos por vaga em 2024



Um curso de graduação federal multidisciplinar, voltado para formar cientistas, teve uma explosão de procura no último vestibular. A escola de ciência Ilum, de Campinas (SP) recebeu mais de 4.900 inscrições no processo e registrou a marca de 97,3 candidatos por vaga em 2024.


Essa concorrência, que triplicou de um ano para outro, é um número incomum para um curso aberto há apenas dois anos e criado com intuito de colocar seus egressos na trilha acadêmica. Sem a intenção de despachar os diplomados para o mercado, a instituição concebeu seu curso de "bacharelado em ciência e tecnologia" para acelerar sua formação e colocá-los direto no doutorado, pulando o mestrado.


A Ilum, uma unidade do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), foi inaugurada sem muito alarde no auge da pandemia de Covid-19, em 2021. Com carga horária pesada (atividades das 8h às 18h), a primeira turma se formará após apenas três anos, ao final de 2024. A ideia é que o currículo permita aos alunos pular o mestrado para entrar direto no doutorado.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page