top of page

VII Biorenewables Series - Redox biocatalysis fostering the transition towards a sustainable bioeconomy

  • Foto do escritor: Visite Campinas
    Visite Campinas
  • 3 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Construir uma economia de base biológica é um dos desafios científicos e tecnológicos mais importantes do século XXI. Para mitigar as mudanças climáticas e reduzir nossa dependência de recursos fósseis, precisamos acelerar a transição para a produção sustentável de energia, materiais e produtos químicos.


Dentre as diversas estratégias propostas, a conversão biológica de resíduos agrícolas e industriais se destaca como uma abordagem promissora e escalável para a geração de compostos de alto valor e alternativas sustentáveis ​​aos produtos petroquímicos tradicionais. A biotecnologia industrial está pronta para impulsionar o crescimento econômico, possibilitando processos de fabricação mais limpos e eficientes.


Ela não apenas oferece caminhos de produção mais sustentáveis, como também abre novas oportunidades para a valorização de resíduos e a criação de produtos inovadores de base biológica com benefícios sociais. Nesse contexto, as oxidorredutases têm ganhado cada vez mais atenção devido ao seu potencial biotecnológico em diversos processos industriais. Essas enzimas estão abrindo novas fronteiras na biocatálise, facilitando a decomposição de materiais recalcitrantes, como a celulose, a síntese de moléculas avançadas com especificidades drop-in ou a produção de precursores moleculares para uma ampla gama de produtos de valor agregado. Seu potencial abrange diversos setores, desde o farmacêutico até os combustíveis sustentáveis, destacando seu papel crítico na bioeconomia.


Sobre a Série Biorrenováveis

A Série Biorrenováveis ​​é um evento científico organizado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Esta iniciativa visa conectar a comunidade científica, promover o compartilhamento de conhecimento e fomentar esforços colaborativos para enfrentar os principais desafios da utilização sustentável de materiais renováveis ​​e o desenvolvimento de soluções biotecnológicas de ponta. Anteriormente conhecida como série Biotecnologia Industrial e Biologia Sintética (IBSB), o evento adotou o novo nome Série Biorrenováveis ​​a partir de sua 7ª edição. Essa mudança reflete um escopo mais amplo e um compromisso renovado com o avanço da pesquisa e inovação em tecnologias de base biológica para um futuro mais sustentável.


Serviço:

Data: 25/09/2025

Local: CNPEM, Campinas-SP

 
 
 

Comentários


bottom of page