top of page

Aplicativo desenvolvido na Unicamp simula metabolismo humano

  • Foto do escritor: Visite Campinas
    Visite Campinas
  • há 11 horas
  • 1 min de leitura
Bióloga desenvolve ferramenta que mostra controle glicêmico em diferentes situações
Bióloga desenvolve ferramenta que mostra controle glicêmico em diferentes situações

Formar um profissional de saúde vai além de memorizar sistemas do organismo e nomes de hormônios. É preciso compreender processos complexos, integrados e invisíveis, como o controle da glicemia, mecanismo alterado em doenças como obesidade e diabetes. A então aluna de graduação em Biologia Ana Clara de Gouvêa Fernandes enxergou ali uma oportunidade de desenvolver uma ferramenta para o aprendizado do tema ao lado do professor e pesquisador Everardo Magalhães Carneiro, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC).

“As imagens dos livros estavam paradas. Eu imaginava que seria tão sensacional se elas se mexessem”, lembra Fernandes. Da frustração nasceu a pergunta científica que guiou sua tese na Unicamp: e se fosse possível simular o metabolismo humano em um aplicativo?

O objetivo de Fernandes não era criar um aplicativo por si só, conta, mas resolver um problema educacional. De acordo com orientanda e orientador, muitos estudantes da área da saúde sabem o que é a insulina, mas não compreendem o que ela faz em conjunto com o fígado e outros órgãos, e como isso muda quando há dificuldade de ação da insulina, como na obesidade e diabetes tipo 2, ou na ausência total desse hormônio, como no diabetes tipo 1.


Saiba mais acessando aqui.


 
 
 

Comentários


bottom of page